Ambiente












Vice-diretora Marilac até 2012
Texto e Imagens: Profa Roberta Maciel
Supervisora Betce em 2012

Profa Eliana Paiva Diretora de 2010 a 2012

Grande de tamanho e enorme de coração

Quem já teve a chance de conhecer a Escola Estadual Orlando Bitar localizada na avenida Governador José Malcher no bairro do Umarizal em Belém sabe a dimensão deste espaço escolar. Para quem ainda não conhece e passa pela frente do prédio de fachada tímida, meio escondida entre as árvores, mas situada em uma das ruas mais movimentadas da capital, precisa saber sua história de educação.
Sempre destinado para ser um espaço educacional já foi ocupado por uma congregação de freiras que dirigiam uma escola para meninas. Hoje o ambiente agrega diversos valores de educação, cultura e esporte para jovens de todos os gêneros sexuais. 
Quem tem ou teve o privilégio em participar desta comunidade escolar, como estudante, professor e técnico em Educação sabe o que pode dispor deste ambiente com tantos espaços destinados para formação educacional, mas movimentados por pessoas de grande dedicação naquilo que fazem. São 20 salas de aula para o ensino regular, quatro salas de aula para reforço escolar das disciplinas de Língua Portuguesa, Física, Química e Matemática, uma sala de informática, onde são realizados cursos livres de informática e projetos pedagógicos, uma sala de leitura com acervos de livros e revistas, uma sala de multi-meios, um laboratório de pesquisas científicas, uma sala de secretaria e outra de direção, duas salas para técnicos em Educação, um arquivo, sala de reprografia (xerox), uma capela, atualmente usada como auditório, um grande salão onde são desenvolvidas atividades de dança e capoeira, uma quadra de esportes, espaço recreativo para apresentação cultural, uma praça, diversas áreas livres com corredores amplos e ainda estacionamento para funcionários.
 

Profissionais de Educação: Somos todos

Todos os funcionários da Escola Orlando Bitar são dedicados em suas atividades para atender cada vez melhor sua principal clientela: estudantes. Diretores, professores, técnicos, pessoal de apoio: todos são envolvidos na qualidade da escola. As atividades pedagógicas desenvolvidas mobilizam a todos. A liberdade de expressão é principal bandeira para conseguir a satisfação de quem trabalha na escola. Por isso, a vontade em produzir.